top of page

ESTUDANDO INGLÊS PELO LIXO RECICLÁVEL

  • Ana Caroline de Lima
  • 1 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jul.

Como você começou na fotografia? Como se formou em jornalismo?

Geralmente recebo essas perguntas e as respostas não são tão simples nem românticas como muitos gostariam, do tipo "venho de uma família artística" ou "ganhei minha primeira câmera quando era criança", etc.


Não. Minha história é diferente.


Meu gosto pela escrita sim, vem da infância. Aprendi a ler aos dois anos e oito meses de idade e, na minha opinião, gostar de escrever é apenas uma consequência para aqueles que leem muito.


Nascida e criada na região periférica de Santo André, ABC paulista, sou a primeira a ter um diploma universitário na família. Meus pais não podiam pagar meus estudos, mas consegui uma bolsa integral no primeiro ano de Prouni em 2005 e concluí o curso em uma das melhores faculdades privadas de jornalismo (na época).

ree
A velha Yashica foi um prêmio que meu pai ganhou em um sorteio. Os rolos de filme eram caros para nós — assim como revelá-los. Então, o simples ato de reservar um dia para usar um rolo era um grande evento na minha família, algo que acontecia apenas a cada quatro ou cinco anos. Nesta foto, meu pai registra o momento em que segurei o estojo da câmera pela primeira vez.
A velha Yashica foi um prêmio que meu pai ganhou em um sorteio. Os rolos de filme eram caros para nós — assim como revelá-los. Então, o simples ato de reservar um dia para usar um rolo era um grande evento na minha família, algo que acontecia apenas a cada quatro ou cinco anos. Nesta foto, meu pai registra o momento em que segurei o estojo da câmera pela primeira vez.

Pouco antes de eu nascer, meu pai ganhou uma Yashica velha e barata em uma rifa. O simples ato de reservar um dia para tirar 24 ou 36 fotos do filme era um evento importante na família, que acontecia mais ou menos a cada quatro ou cinco anos. A única coisa que eu podia fazer era segurar a capa da câmera nas raras vezes que comprávamos filmes, como nesta foto abaixo, que provavelmente é a primeira vez que eu pude tocar a capa da Yashica :)

Mas a fotografia só iria chegar na minha vida décadas depois, nos últimos anos do curso de jornalismo.

E isso eu conto no podcast “A photographic life”, do fantástico Grant Scott, autor do United Nations of Photography.


O podcast está em inglês. Por falar nisso, já que estou compartilhando o começo de várias coisas, vou contar o jeito diferente que aprendi inglês.


Quando eu tinha 11 anos, meu pai, ex-metalúrgico, estava trabalhando como zelador em um prédio e responsável pela separação de lixo reciclável. Um dos moradores estava de mudança para os EUA e jogou fora vários livros de ‘como aprender em inglês". Eram livros bem velhos, com fitas cassetes e tudo.


Conhecendo a filha nerd que tinha, meu pai levou todos os livros pra mim. Me lembro que senti como se tivesse ganhado na loteria e comecei a estudar por conta. Amigos da escola achavam que eu estava perdendo tempo e que eu nunca precisaria de inglês na minha vida. (Não fale à uma garota estudiosa e teimosa o que ela não pode fazer)


E foi assim que aprendi. Depois, começou a jornada que levou à bolsa integral para o curso de jornalismo para famílias de baixa renda, e as longas madrugadas nos ônibus para a pós em antropologia, a sete horas da capital, mas isso é história para outro post.


Also available on Spotify, iTunes, SoundCloud and most other podcast platforms.

ree




 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

Copyright © 2025 Ana Caroline de Lima

REPRODUCTION IS STRICTLY PROHIBITED WITHOUT PERMISSION, according to U.S federal Copyright Act of 1976.

REPRODUÇÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO, de acordo com a Lei Federal do Brasil nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998


Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. - Josué 1:9 ACF.

National Geographic Explorer Brazil

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1-3

National Geographic Explorer

Quem é Ana Caroline de Lima?
Ana Caroline de Lima é fotógrafa, jornalista, antropóloga e Exploradora da National Geographic, cujo trabalho aborda questões socioambientais, crise climática, bioeconomia, resiliência cultural e conservação ambiental.

bottom of page